Renato Mismetti - Barítono - Maximiliano de Brito - Piano

Osvaldo Lacerda (1927)


OSVALDO LACERDA
caracteriza-se por um refinado nacionalismo, fruto de extenso conhecimento das características da música brasileira, aliado ao sólido domínio das técnicas modernas de composição.

Estudou composição em São Paulo com Camargo Guarnieri, o qual desempenhou papel determinante em sua personalidade como compositor.

Em 1963 passou um ano nos Estados Unidos, como bolsista da Fundação Guggenheim, onde prosseguiu estudos de composição com Vittorio Giannini e Aaron Copland.

Paralelamente à sua atividade de compositor, Osvaldo Lacerda atua no ensino da música, com ênfase em composição e teoria musical. Desde muito toma parte ativa na divulgação da Música Brasileira, havendo atuado na fundação e direção da Mobilização Musical de Juventude Brasileira, também na fundação da Sociedade Paulista de Arte da Sociedade Pró-Música Brasileira, de São Paulo, e do Centro de Música Brasileira em São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Música.

Na composição, revela uma predileção pela canção de câmara, gênero no qual escreveu mais de cem obras, na maioria sobre textos dos mais representativos poetas brasileiros.